Tudo sobre o sono do bebé
Os recém-nascidos não conseguem distinguir o dia da noite, por isso, têm ciclos de sono diferentes. O sono do bebé vai evoluindo ao longo do tempo.
O bem-estar de todos depende de boas rotinas de sono, uma vez que interfere na saúde física e mental e, se para os adultos é essencial ao organismo, para os bebés, juntamente com a alimentação, são determinantes no seu desenvolvimento.
Quando existe privação do sono do bebé, pode existir a probabilidade de um crescimento comprometido, porque a hormona que potencia o desenvolvimento está mais ativa durante o sono. Por outro lado, de acordo com especialistas, o sono do bebé é fundamental para um sistema imunitário fortalecido, combatendo melhor as infeções.
A evolução do sono:
Durante o primeiro mês
A rotina do bebé apresenta duas ações: comer e dormir. Normalmente, não fica acordado mais de uma hora seguida. Não existindo, a noção de dia e noite, tem um comportamento similar e faz períodos de sono curtos.
Durante os dois meses
O bebé já passa mais tempo acordado, sendo que começa a fazer distinção entre dia e noite. Poderá começar a dormir mais horas seguidas durante a noite.
Durante os quatro meses
É comum existir uma grande mudança no comportamento do bebé, uma vez que passa a conseguir ficar acordado mais tempo entre as sestas.
Para além disso, o bebé passa a estar mais atento ao que o rodeia e a querer interagir mais. Assim, passa a estar mais acordado durante o dia e a compensar o sono durante a noite.
Durante os seis meses
Muitos bebés já conseguem dormir a noite inteira, mas faz parte existirem interrupções, por não estarem a dormir de forma profunda. Neste período, estão numa fase de transição do sono.
Outro fator relacionado com a duração do sono, é a alimentação, porque, com seis meses, os bebés já não sentem necessidade de serem alimentados durante a noite.
A partir do primeiro ano
O bebé já apresenta um sono mais contínuo, se a sua alimentação e crescimento estiverem assentes num registo saudável.
É preciso ter-se em atenção que o choro, muitas vezes, pode significar “tenho fome”, “estou desconfortável”, ou até mesmo “preciso de companhia” e na altura do nascimento dos dentes pode existir muito mais despertares durante a noite.
O choro, geralmente, associa-se a sentimentos ligados à tristeza, no entanto, para os bebés trata-se de um mecanismo de comunicação.
O sono do bebé pode ser um tema que aflige, no entanto, é preciso sermos pacientes e compreender a origem do desconforto do bebé. Se está com dificuldades em encontrar soluções, recomendamos que consulte um profissional para ajudar no processo.