Regresso às aulas: como preparar os pequeninos
O regresso às aulas significa o regresso ao ritmo das rotinas. Para as crianças é um misto de emoções porque para além de ser um momento entusiasmante rever os amiguinhos, também é marcado por algum nervosismo.
Prepare o regresso às aulas dos pequenos com tranquilidade e com a segurança de que está tudo bem e que é uma nova fase.
Faça uma lista do que precisa
Para o infantário ou pré-escola, verifique o que será necessário levar e faça uma lista para ser mais prático. Temos uma diversidade de materiais escolares e mochilas capazes de animar o dia dos pequenos e incentivá-los para voltar à rotina escolar.
Veja se o guarda-roupa dos pequenos está atualizado e peça-lhes para experimentarem o que está em dúvida se ainda lhes serve para certificar-se o que está em falta. Isto reduzirá o stress de última hora e tornará um ambiente calmo.
As nossas sugestões:
Converse com o seu filho sobre o regresso às aulas
Existe um desconforto geralmente associado ao início da escola, o que pode estar relacionado com lidar com o desconhecido. Normalmente no regresso às aulas os pequenos poderão fazer muitas questões sobre o que lhes espera. Comece por lhe questionar se está bem e introduza pontos positivos e motivadores do que é regressar à escolinha.
Tenha uma postura paciente
Os primeiros dias podem ser uma transição desafiante porque o comportamento dos pequeninos pode ser mais ansioso, por isso é importante que seja paciente para contornar as situações de forma a transformá-las para uma versão positiva.
A agitação acabará por desaparecer à medida que as crianças se sintam mais integradas na rotina.
Questione se está a correr tudo bem
Especialmente no início, em que os seus filhos estão a lidar com esta mudança, é fundamental perceber manter conversas para fortalecer o seu emocional, também mostrar que todos sentimos e lidamos com as coisas de forma diferente e reforçar o que é certo e errado fazermos nas situações do dia a dia.
Por outro lado, incentive a comunicação para encorajar as crianças a desenvolver as suas aptidões sociais e cognitivas.
Desperte a independência dos pequenos
Estimule a independência dos seus filhos em atividades mais básicas como vestir, calçar ou ir à casa de banho, dependendo da idade e fase em que se encontram. Comece por tarefas mais simples e gradualmente, com a idade, estarão prontos para começar a escolher a roupa ou ajudar na preparação da mochila, por exemplo.
Através de equilíbrio, tranquilidade e destas estratégias, o regresso às aulas irá acontecer de forma fluída e sem complicações.