Nebulizadores: Sim ou não?
Como funciona um nebulizador?
O nebulizador é um aparelho que transforma uma solução líquida, seja esta: soro fisiológico ou soro com medicação, numa solução a vapor, de modo a ser rápido e direto o contacto e a atuação no sistema respiratório.
Qual é a importância da nebulização?
Antes de mais é necessário perceber que, as soluções com medicamentos têm que ser prescritas por profissionais de saúde. O nebulizador permite que o efeito do medicamento chegue diretamente aos pulmões, ao contrário da ingestão oral, que necessita de passar primeiramente pelo sistema gastrointestinal e depois pela corrente sanguínea.
Por outro lado, a nebulização com soro fisiológico, ajuda a umidificar e limpar as vias aéreas e atenua os sintomas de tosses, congestões nasais,ruídos respiratórios, dificuldades respiratórias, entre outros. Este tratamento é eficaz, porque muitas vezes as crianças não deixam assoar o nariz ou recusam a utilização de sprays, como a água do mar, permanecendo obstruídas, o que leva ao aparecimento de doenças/problemas respiratórios
Quais são as vantagens dos nebulizadores para as doenças respiratórias?
Quais são as vantagens dos nebulizadores para as doenças respiratóriaO objetivo do nebulizador é evitar o agravamento dos sintomas das doenças respiratórias e a evolução para outros quadros clínicos, podendo destacar os seguintes benefícios:
- Maior conforto e aceitação do tratamento:
Visto que é um aparelho simples e de fácil transporte, pode ser utilizado em casa, com segurança, proporcionando um maior conforto. Por vezes, é necessária a repetição deste tratamento, durante o dia e um dos pontos positivos é que facilita a adesão por parte das crianças, uma vez que estão no seu ambiente e sobretudo porque evita deslocações desnecessárias às urgências ou a postos de saúde.
- Fácil utilização: Há nebulizadores silenciosos, que permitem administrar os medicamentos, mesmo se a criança estiver a dormir, sem inviabilizar a eficácia da sua utilização.
- Alívio rápido: O nebulizador atua diretamente nos pulmões e, por isso, permite um alívio rápido dos sintomas e aumenta o bem-estar da criança.
- Não tem efeitos colaterais: A nebulização com soro fisiológico pode ser feita várias vezes no mesmo dia, uma vez que não apresenta efeitos secundários, adversos ou colaterais. Porém, convém não cair em exageros e dar espaço para a melhoria dos sintomas.
- Prevenção: Este tratamento poderá prevenir crises de asma ou infeções pulmonares.
O que devo considerar na escolha de um nebulizador?
Em primeira instância, deve seguir o aconselhamento do seu profissional de saúde.
Depois, deve ter em atenção fatores como:
- Qualidade do material e tamanho da máscara, para ser adequada ao rosto da criança;
- Valores da taxa de nebulização (quanto maior, menor o tempo de uso para administração de soro ou medicamentos)
- Ruído (porque poderá querer utilizar durante o sono da criança)
- Dimensões do aparelho e bolsa de transporte
- Garantia
A limpeza deste aparelho é muito importante, por isso deve ter em atenção o seu método de higienização e sua correta execução
Se utilizar corretamente um nebulizador, será um dos aliados na saúde respiratória da sua criança!
Fontes:
https://conteudo.omronbrasil.com/nebulizador-para-criancas/
https://www.fisiolar.pt/index.php/pt/blog-saude/saude/nebulizacoes-sim-ou-nao