A reflexão que todas as mães devem fazer
Poucas sensações são tão poderosas e profundamente enraizadas como o amor materno. É um amor que transcende o tempo e o espaço, moldando vidas e expandindo horizontes. O amor incondicional é a nossa maior força, mas sabemos que existem alguns desafios que por vezes nos fazem esquecer essa nossa força. Já fez essa reflexão?
Com Dia da Mãe já próximo, trazemos-lhe algumas sugestões de reflexão para fazer, para reencontrar o amor incondicional quando este fica, por vezes, um pouco esquecido.
Reflexão sobre os desafios e recompensas da maternidade
Sabemos que a maternidade, principalmente para as mães de primeira viagem, é uma jornada repleta de desafios e caminhos desconhecidos. Muitas vezes, não conseguimos lidar, como a insegurança, o cansaço físico e mental, o sentimento de culpa, o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar e ainda a falta de tempo para cuidar do nosso bem-estar.
É importante lembrar que como mãe, está a desempenhar o seu papel da melhor forma que sabe, pelo que não se deve sentir culpada por não ser capaz de gerir tudo ao mesmo tempo. É normal não conseguir chegar a tudo e sentir-se exausta.
Também é importante fazer uma reflexão sobre as recompensas que a maternidade lhe traz, que são um motivo para acalmar o seu coração. Pense que o seu papel lhe proporcionará um enorme crescimento e aprendizagem individual, assim como ao seu pequenote. Além disso, segure-se às memórias duradouras de cada etapa do desenvolvimento do seu filho, bem como dos momentos bem passados em família.
Aproveite a chegada do Dia da Mãe para fazer uma reflexão com gratidão e reconhecimento
Nesta aventura de ser mãe, devemos reconhecer todos os momentos de alegria e os desafios superados. Encontre em cada gargalhada um motivo para agradecer e, nos momentos de dificuldade, encontrar força nessa gratidão pelas lições aprendidas e pelo crescimento pessoal que a maternidade lhe está a proporcionar.
Uma dica para o seu dia a dia: escreva, todos os dias, três motivos pelos quais está grata e o que aprendeu nesse dia. Esta reflexão diária irá ajudá-la a sentir-se mais plena e a trabalhar os momentos positivos.
O autocuidado e os momentos só para si são essenciais todos os dias, não apenas no Dia da Mãe
Sente que o papel de mãe e ter tempo para cuidar de si própria é algo que, muitas vezes, não parece compatível? Já parou para fazer uma reflexão sobre as estratégias que implementa na sua vida de si para si?
Lembre-se: cuidar de si não é um luxo, mas sim uma necessidade. Reflita sobre as pequenas coisas que pode ajustar no seu dia a dia para se sentir melhor. Deixamos-lhe algumas sugestões:
• Priorizar o sono: descansar é fundamental para uma boa função cognitiva, motor e emocional;
• Tempo para atividades de lazer: faça pausas na sua rotina para fazer algo prazeroso como um hobbie, ler, atividade física ou ver uma série;
• Estabeleça limites: aprenda a dizer “não” quando necessário, a pedir ajuda e a tirar tempo para estar sozinha sem se sentir culpada;
• Cuide da sua saúde mental: pratique técnicas de relaxamento como respiração ou meditação e procure estar com amigos ou partilhar experiências com outras mães.
Neste Dia da Mãe, convidamo-la a fazer esta reflexão e elogiar-se pela sua dedicação, sacrifício e força. Porque ser mãe é ser, entre outras coisas, FORTE, CORAJOSA, PROTETORA, DEDICADA e AMOROSA. Esperamos que tenha um feliz Dia da Mãe!
Se foi mãe recentemente, convidamo-la a ler o nosso artigo: Pós-parto: como superar os desafios das primeiras semanas